AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XV ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

curtas vila do conde

CURTAS VILA DO CONDE NOS ENCONTROs


Teatro Municipal Sá de Miranda, 07 maio, 21h30

Projeção dos filmes vencedores do 22º Curtas de Vila do Conde - International Film Festival (2014)

O Curtas Vila do Conde é um festival internacional de cinema criado em 1993. É um dos principais acontecimentos cinematográficos e culturais em Portugal dedicado a curtas-metragens. Realiza-se anualmente em Julho, na cidade de Vila do Conde. Desde 1993 que o Festival tem consolidado a sua posição como divulgador das mais recentes tendências no cinema contemporâneo conquistando também um lugar de destaque no panorama europeu dos festivais internacionais de cinema. A sua atração principal são as curtas-metragens mas o Curtas progrediu para um festival multidisciplinar em torno das imagens em movimento.

programação

camboja

Grande Prémio Competição Internacional

CAMBOJA 2099, de Davy Chou

(Camboja 2099, França/ Cambodja, 2014, Ficção, 20'50'')

Phnom Penh, Camboja. Em Diamond Island, representação máxima da modernidade do país, dois amigos contam um ao outro os sonhos que tiveram na noite anterior.


PRODUÇÃO Sylvain Decouvelaere, Jacky Goldberg/ Vycky Films; EDIÇÃO Laurent Leveneur, SOM Vincent Villa, Chea Chamroeun, Jérôme Harré, MÚSICA Jérôme Harré, ATORES Neang Kavich, Kun Sotha, Vann Sothea

quarto azul

Grande Prémio Animação

UM QUARTO AZUL, de Tomasz Siwinski

(Niebieski Pokój, França/ Polónia, Animação, 14'26'')

Um homem acorda num quarto azul. Está preso lá dentro. Não consegue sair. Uma janela é a sua única ligação ao mundo exterior. Uma janela que filtra a realidade de um modo misterioso.


PRODUÇÃO Ron Dyens/ Sacrebleu Productions; Zbigniew Zmudzki/Se-Ma-For Produkcja, ARGUMENTO Tomasz Siwiski, EDIÇÃO Lionel Guenoun, SOM Lionel Guinon, MÚSICA Rémi Boubal

palacio

Grande Prémio Documentário

O PALÁCIO, de Nicolás Pereda

(El Palácio, Canadá/ México, 2013, Documentário, 36'52'')

“El Palacio” é um documentário que segue o dia a dia de dezassete mulheres que vivem juntas numa grande casa por razões emocionais e financeiras. Ajudam-se umas às outras na sua preparação para vários trabalhos. A maioria tornam-se amas, empregadas domésticas e enfermeiras privadas de doentes da terceira idade.


PRODUÇÃO Nicolás Pereda; Sandra Gómez, Maximiliano Cruz, ARGUMENTO Nicolás Pereda, EDIÇÃO Nicolás Pereda, SOM José Miguel Enríquez

fuligem

Melhor Realização
Prémio do Público “SPA – Sociedade Portuguesa de Autores”

FULIGEM, de David Doutel, Vasco Sá, Vasco Sá, 2014

(Portugal, 2014, Animação, 14')

É como fuligem que se deposita nas paredes da nossa cabeça. Não a vemos. Já faz parte. Depois de todo o tempo que ficou para trás uma pergunta persistiu: “Porque é que os comboios não paravam ali?”


PRODUÇÃO Rodrigo Areias/ Bando À Parte

triangulo dourado

Melhor Curta Metragem Portuguesa

O TRIÂNGULO DOURADO, de Miguel Clara Vasconcelos

(Portugal/ França, 2014, Ficção, 17'43')

Às portas de Paris, onde o rio Sena encontra o Marne, Sheylla revela memórias, encontros e sentimentos das viagens que a levaram até ali. Ela prepara-se para partir de novo, mas que direção tomar quando se pode partir em todas as direções? “O Triângulo Dourado” é um filme feito de materiais caseiros, artesanais, um pouco frágeis até. Com uma bicicleta, uma câmara de 16mm, um poema na memória e atores não profissionais, procurei falar da viagem, do amor, da solidão, e das distâncias que ligam esses três ângulos.


PRODUÇÃO Miguel Clara Vasconcelos, ARGUMENTO Miguel Clara Vasconcelos, FOTOGRAFIA Sarah Cunningham, Miguel Clara Vasconcelos, EDIÇÃO Miguel Clara Vasconcelos SOM Pedro Góis, MÚSICA Gustavo Costa, ATORES Sheylla Barros, Mirela Dinicu, Vasile Dinicu, Nicolae Lambru, Aya Koretzky, Miguel Clara Vasconcelos

TOPO DA PÁGINA

VOLTAR

design by . publiSITIO® . 2015