AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XVII ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

Ao Norte

Trabalhos de Casa #2
\ OLHAR O REAL + YEAD


03 de maio, quarta-feira, às 21H30 Teatro Municipal Sá de Miranda


Apresentação dos filmes produzidos, em contexto de formação em 2016, dos projetos OLHAR O REAL e YEAD.


OLHAR O REAL


O curso OLHAR O REAL, promovido pela Associação AO NORTE tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizagem e de experimentação, através da realização de documentários em vídeo digital. Apresenta um programa de estudo fundamentalmente prático cujo objetivo principal é sensibilizar os interessados para aspetos da realização vídeo-cinematográfica na área do documentário contemporâneo. Os filmes foram realizados por alunos do 3º ano, do Curso de Gestão Artística e Cultural, da Escola Superior de Educação/ Instituto Politécnico de Viana do Castelo.


Projecto YEAD


Projeto YEAD - Young European Cultural Audience Development. Seis associações da Bélgica, França, Itália, Alemanha, Holanda e Portugal decidiram unir as suas experiências, redes, capacidades e recursos para darem aos jovens europeus a oportunidade de participarem numa “ação-investigação” que questiona a sua relação com a vida cultural, como recetores mas também agentes ativos.

O projeto pretende ser um instrumento de inclusão e desenvolver o gosto e a curiosidade pela cultura.

O principal suporte criativo é o cinema e o audiovisual. Em cada país são levados a cabo workshops de vídeo. O resultado destes workshops são filmes sobre a identidade, a democracia cultural e a diversidade.

Os participantes partilham as suas práticas, ambições, necessidades e objetivos e averiguam o que falta na ligação entre as ofertas culturais disponíveis nas instituições e a realidade do público de hoje.

Os filmes foram realizados por alunos do 12º E, da Escola Secundária de Santa Maria Maior.


design by . publiSITIO® . 2017