maio 05 > 15h00

Encontro

Luso-Galaico de Cineclubes

Sala de Ensaios do Teatro Municipal Sá de Miranda

Encontro Luso-Galaico de Cineclubes

Organização

Associação AO NORTE em parceria com a Federação Portuguesa de Cineclubes e a Federación de Cineclubes de Galícia.

Objectivo

O Encontro pretende debater questões relacionadas com a formação de públicos para o cinema, divulgar experiências e debater caminhos.

Programa

Hora Atividade
15h00

Apresentação do livro "Uma Viagem pelo Cinema Americano" de José Oliveira e João Palhares, Edições A23.
"Uma Viagem pelo Cinema Americano" é a edição em livro das folhas de sala que acompanharam o grande ciclo de Cinema Americano realizado pelo Lucky Star entre 2016 e 2017.
A apresentação estará a cargo dos autores José Oliveira e João Palhares.

15h30

Públicos de Cinema_apresentação de projetos

Galiza

Fálame de San Sadurniño Chanfaina Lab

Manolo González - coordenador do Chanfaina Lab

Durante o fim-de-semana de 6 a 7 de setembro de 2014 celebrou-se, em San Sadurniño, a 1.ª Chanfaina Lab, uma original experiência de criação audiovisual coletiva que tenta valorizar o território do concelho através dos olhos de criadores audiovisuais galegos. A ideia é simples: os participantes gravam, no sábado e no domingo, um filme com uma duração entre três e cinco minutos, com total liberdade sobre o tema e o tratamento visual. O olhar contemporâneo sobre a paisagem rural, a emigração, o passar do tempo, as diferenças paisagísticas e sociológicas entre as sete freguesias que compoem o concelho, converteram San Sadurniño num universo por descobrir e apropriado para fazer nascer propostas visuais inovadoras.

Chanfaina Lab

La plantación La plantación

Elisa Pereira - Diretora

LA PLANTACIÓN é um projeto de Ourense, centrado fundamentalmente em campos como a fotografia, o cinema, o design gráfico, a ilustração e a música. O método é o encontro com diferentes autores. As oficinas estão abertas a qualquer pessoa que sinta a necessidade de ampliar os seus conhecimentos

La plantacion

Portugal

Video Lucem Cineclube de Faro

Isa Catarina Mateus - Cineclube de Faro

O VIDEO LUCEM (Vejo Luz) é uma iniciativa do Cineclube de Faro e promove cine-concertos, de entrada livre, em igrejas do litoral e serra algarvios e cine-concertos ao ar livre. Tem como objetivo maior proporcionar uma experiência sensorial irrepetível a turistas e locais, o Cineclube de Faro quer também contribuir para abrir ao público as portas, tantas vezes fechadas, do património histórico e religioso do Algarve.

Cineclube de Faro

Plano Nacional de Cinema e formação de públicos

Elsa Cerqueira – Coordenadora do Plano Nacional de Cinema na Escola Secundária de Amarante.
Plano Nacional de Cinema
16h30

Debate

Moderado por Rodrigo Francisco