Ação 06!

Festival de Vídeo Escolar

Júri

Neva Cerantola

Licenciada em Letras com uma tese em História e Critica do Cinema (sobre cinema português) na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Pádua – Itália. Trabalha durante vários anos com o Festival 7 Sóis, 7 Luas no intercâmbio cultural luso-italiano. Socia fundadora da Festa do Cinema Italiano, criada pela Associação Il Sorpasso. Desde 2000, trabalha no Departamento da Programação da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e desde 2008 no serviço educativo, a Cinemateca Júnior.

neva cerantola

Pedro Alves

Doutor em Comunicação Audiovisual pela Universidade Complutense de Madrid. Professor Auxiliar Convidado da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto). Investigador integrado do CITAR-UCP. Membro da Associação Científica ICONO14 (Espanha) e da AIM (Portugal). Formador do Plano Nacional de Cinema, no norte de Portugal, desde 2015. Tem várias publicações e participações em eventos e projetos científicos, nacionais e internacionais, sobre temas como narrativa audiovisual, ficção fílmica, pragmática fílmica, cinema e educação, ou escrita de argumento. Foi co-coordenador dos livros “Aprender del cine: narrativa y didáctica” (2014), “Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas” (2017) e “Fusões no cinema: educação, didática e tecnologia” (2018). Foi coordenador do V Congresso Internacional de Cidades Criativas (Porto, 2017). Desde 2017 colabora com a UNESCO como consultor externo em atividades e projetos da Rede de Cidades Criativas. Trabalha em cinema desde 2007, sobretudo na área da Produção e em projetos de autores como Manoel de Oliveira ou Salomé Lamas.

pedro alves

Pedro Mota Teixeira

Doutorado em Ciências da Comunicação, ramo Audiovisual e especialidade de Animação Digital pela Universidade do Minho, desde 2013; Mestre em Arte Multimédia desde 2007 e Licenciado em Design Comunicação, desde 2001, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Foi ainda bolseiro da École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris, em França, em 2001 onde estudou Artes Visuais.
Exerce a actividade de docente do Ensino Superior desde 2001. É Professor Adjunto da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), coordenador do departamento em arte e comunicação e responsável pela área disciplinar dos audiovisuais e lecciona no mestrado em Ilustração e Animação - MIA (desde 2010). É investigador do centro de investigação ID+. Tem publicado e apresentado trabalhos académicos na área do cinema de animação, desde 2009. É co-fundador e Organization Chair da Conferência Internacional de Ilustração e Animação CONFIA, desde 2012. Detém o título de Especialista (conforme decreto-lei 206/2009) na área disciplinar dos Audiovisuais atribuído pelo consórcio dos Politécnicos do Norte e APD (Associação Portuguesa de Design), desde 2011.
Foi várias vezes premiado, tendo participado em diversos projetos com apoio do ICA, destacando-se, a série de TV, Major Alvega (1999) (nomeado aos prémios Emmys), a curta-metragem de animação 3D “História de Um Caramelo” (2007), contando com a participação do actor António Feio na sua primeira e única incursão na área da interpretação para cinema de animação e a série de animação “As Máquinas de Maria” (co-realizado com Marta Madureira).

pedro mota teixeira