15h00

novembro 04

Mesa-Redonda

Práticas Cinematográficas
nas Escolas

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Práticas cinematográficas nas escolas

Existe um consenso social, desde as instituições educacionais e políticas às associações familiares, de que a educação audiovisual é necessária desde as primeiras fases do ensino. No entanto, os professores demonstram desconhecimento na sua utilização em sala de aula, além de sentirem uma ausência curricular. Nesse contexto, algumas novidades surgiram em relação à aprendizagem audiovisual para aplicação pedagógica. O cinema tornou-se um instrumento fundamental para orientar a reflexão sobre o audiovisual, as práticas criativas e a utilização deste meio de aprendizagem. Este quadro tem como objetivo refletir sobre os diferentes aspectos que definem a realidade do cinema na escola: A introdução do cinema na sala de aula, a aprendizagem do cinema e as estratégias de ensino do uso do cinema na sala de aula.

Moderadores:
José da Silva Ribeiro (Coordenador do Grupo de Estudos e Narrativas Digitais da AO NORTE)
Alfonso Palazón Meseguer (Professor Universidade Rey Juan Carlos)

Alfonso Palazón Meseguer

O ensino da criação cinematográfica

A aproximação ao cinema é uma oportunidade para a escola e sobretudo para falar do cinema como obra de arte e cultura. Filmar um plano é capturar o tempo do mundo e desenvolver a imaginação e a emoção da criança que o faz. Tornar bons espectadores capazes de assistir a filmes para ensinar o amor pelo cinema, pela sua forma, pela sua arte; com a ideia de sentir satisfação artística e partilhar as emoções do cineasta diante da complexidade da criação.

Jesús Ramé López

O docente e a pedagogia do cinema

Atualmente, desde o reconhecimento do novo paradigma comunicacional, a educação passou a incorporar a ideia de alfabetização audiovisual. Nesse sentido, surgem diferentes iniciativas institucionais em relação à formação de professores, tanto na gestão do audiovisual em sala de aula quanto na operacionalização de estratégias pedagógicas para o ensino dos modos de produção fílmicos. Nesse sentido, emergem três níveis na formação de professores que incluem o cinema: a linguagem fílmica no ensino da competência digital, a formação de professores no uso do cinema em sala de aula e a aquisição de ferramentas para o ensino da prática cinematográfica. Esta explicação pretende mostrar a situação atual e as consequências que esta mudança de perspectiva pedagógica está a ter.

Marisa Víctor Crespo / Mariano García Plaza

Educar la mirada

O Colectivo Educar la Mirada é um grupo de pessoas dedicadas à educação, ao audiovisual e à investigação que entendem a imagem em movimento como uma ferramenta para a vida, tanto no quotidiano, no seu caráter comunicacional, quanto no enriquecimento pessoal que traz a experiência estética cinematográfica. Nesse sentido, participam em projetos de alfabetização audiovisual acompanhando ações de sujeitos improdutivos, como a infância, pois trabalham a criação pluriautoral com grupos que não têm, a priori, a produção audiovisual como pretensão. Um dos projetos mais interessantes é o trabalho de alfabetização audiovisual em Trabenco, uma escola pública da cidade de Leganés (Madrid).

Nuria Aidelman Feldman

Projeto Cine en Curso

"Cine en curso" é um programa de pedagogia para o cinema e com o cinema em escolas e institutos públicos. Iniciado em 2005 na Catalunha, atualmente também está sendo desenvolvido na Galiza, Madrid, Euskadi, Alemanha e Chile. ‘Cine en curso’ tem dois objetivos principais: Promover a descoberta por crianças e jovens do cinema entendido como arte, criação e cultura; e desenvolver a capacidade pedagógica do cinema no contexto educacional. O programa está estruturado em quatro eixos principais:1) A presença regular e contínua de cineastas em centros de ensino ministrando oficinas em conjunto com professores, dentro do horário escolar: 2) A articulação da descoberta da arte cinematográfica a partir de uma metodologia que vincula estreitamente a prática criativa à exibição de filmes; 3) A formação de professores; 4) A construção do projeto como laboratório de investigação aplicada: espaço de experimentação e reflexão. A partir da análise e reflexão compartilhada por cineastas e professores, são elaboradas propostas, materiais e metodologias que podem ser estendidos a diversos contextos educacionais.

Participantes

Biografias

José da Silva Ribeiro

Licenciado (graduado) em Filosofia pela Universidade do Porto (1976), graduação em Cine Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (1989), mestre em Comunicação Educacional Multimedia pela Universidade Aberta de Portugal (1993) e doutorado em Ciências Sociais - Antropologia pela Universidade Aberta de Portugal (1998). Foi professor da Universidade Aberta de Portugal. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia visual, antropologia digital, cinema, métodos de investigação em antropologia, interculturalidade e cultura afro-atlântica. Tem realizado trabalho de campo em Portugal, Cabo Verde, Brasil, Argentina e Cuba. Coordenou a Rede Internacional de Cooperação Científica Imagens da Cultura / Cultura das Imagens. Professor visitante da Universidade Mackenzie (Educação, Arte e História da Cultura), da UECE, da UCDJB, da Universidade de Múrcia - Espanha (ERASMUS) e da Universidade de Savoie - França, Universidade de S. Paulo. Entre 2016 e 2019 foi professor visitante da Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Artes Visuais e Faculdade de Ciências Sociais. Coordena o Grupo Estudos de Cinema e Narrativas Digitais na AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual e colabora com outros projetos desta Associação. Colabora com diversas Revistas Científicas, Festivais de Cinema, Grupos e Redes de Pesquisa/investigação.

josé da silva ribeiro

Alfonso Palazón Meseguer

Doutorado e licenciado em Ciências da Informação e Comunicação pela Universidade Complutense. Prémio Internacional Aurélio Paz dos Reis, 2016. Professor titular de Comunicação Audiovisual na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Rey Juan Carlos, Madrid (URJC). Dirige o Mestrado Oficial em Documentário e Novos formatos da URJC. Trabalhou em diferentes projetos audiovisuais como realizador, produtor e guionista. Na sua atividade destaca-se a criação e realização cinematográfica, o documentário e as narrativas transmédias.

Alfonso Palazón Meseguer

Jesús Ramé López

Jesús Ramé é Doutor em Filosofia pela UNED, com a tese intitulada O erro de Narciso: Estética modal e audiovisual. Professora do Departamento de Comunicação e Sociologia e do Mestrado em Formação de Professores da Universidade Rey Juan Carlos. Professor da pós-graduação da UNED do curso “Alfabetização Audiovisual para professores”. Também foi professor de "Edição e Pós-produção" na Universidade Complutense de Madrid. Membro da equipa de pesquisa Intermedia da Universidade Rey Juan Carlos. Membro do grupo de alfabetização e criação audiovisual "Educar la mirada". O seu texto "Lukács y el cine" ganhou o prémio Fernando Gonçalves Labrador no IX Congresso Internacional de Cinema de Avanca 2018 (Portugal). Recentemente, foi editor do livro No lo saben, pero lo hacen. Textos sobre cinema e estética de György Lukács (2019). É editor profissional de cinema e televisão.

Jesús Ramé López

Marisa Víctor Crespo

Marisa Víctor é professora de Educação Infantil e Educação Básica e licenciada em Pedagogia. Trabalhou como professora em diversos centros públicos da Comunidade de Madrid, especialmente na comunidade educativa do Colégio Público Trabenco de Leganés (Madrid) e atualmente na Escola Infantil Zofío de Madrid. Membro do colectivo de literacia e criação audiovisual "Educar la mirada". Pertence ao Movimento de Renovação Pedagógica "Ação Educativa", promovendo uma reflexão crítica e criativa, bem como a formação permanente de professores. Desenvolve parte do seu trabalho docente no grupo EntreArte, promovendo e gerindo projetos de educação artística inovadores em diferentes etapas educativas. Trabalha em colaboração com artistas, gestores culturais e museus interessados em ligar arte e escola. Colabora com o Centro de Arte 2 de Mayo (CA2M), Museu de Arte Contemporânea da Comunidade de Madrid, em coordenação com o departamento de educação em diferentes grupos de trabalho, formação e publicações.

Marisa Víctor Crespo

Mariano García Plaza

Mariano García é Professor de Educação Básica e Pedagogia Terapêutica. Membro do coletivo de alfabetização e criação audiovisual "Educar a mirada", onde tem desenvolvido as suas pesquisas participando principalmente nas oficinas de alfabetização audiovisual junto à comunidade educacional do Colégio Público de Leganés Trabenco. Também colaborou com o Coletivo "El Encuentro" de mulheres idosas do Centro Ramiro de Maeztu da Câmara Municipal de Leganés, no âmbito do trabalho de pesquisa do coletivo "Educar a mirada". Em 2013, na comunidade educativa do Colégio Público de Trabenco, integrou o projeto “A integração do recreio como espaço educativo”, que fez parte do seu trabalho de conclusão de curso da especialidade de Pedagogia Terapêutica.

Mariano García Plaza

Nuria Aidelman Feldman

Nuria Aidelman é a fundadora da associação A Bao A Qu. Entre os projetos desenvolvidos por A Bao A Qu destacam-se Cine en curso, Creadores En Residencia nos institutos de Barcelona, Programa da Câmara Municipal de Barcelona (desde 2009), Fotografia en curso (desde 2012), Moving Cinema (desde 2014) e CinEd ( desde 2015). É professora de cinema e fotografia na Faculdade de Comunicação da Universidade Pompeu Fabra. É co-autora de numerosos artigos e conferências sobre pedagogia do cinema. Editou, com Gonzalo de Lucas, Jean-Luc Godard; Pensar entre imágenes (ed. Intermedio, 2010) e escreveu artigos em várias publicações e livros coletivos como Godard.Documents, Erice-Kiarostami, Plossu Cinéma. Foi programadora do Xcèntric y Gandules do Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, entre 2003 e 2011.

Nuria Aidelman Feldman