28

outubro

08h30

Ação de Formação

A narrativa no Cinema

Formadora | Graça Lobo

Escola Superior de Educação de Viana do Castelo

A narrativa no Cinema

Desde os primórdios que o cinema tem uma vocação narrativa, substituindo-se mesmo à Literatura, absorvendo e recriando o texto escrito ou criando novas narrativas.

Através de uma viagem Histórica – dos primórdios à atualidade - pretende-se demonstrar várias formas de contar histórias com imagens e de como se “escreve” com a câmara de filmar.

Ação de Formação

Destinatários: Alunos do ensino superior

Duração: 3 horas

Formadora: Graça Lobo

Inscrição: Inscrição gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail ao-norte@nortenet.pt

Graça Lobo

Graça Lobo é Mestre em Gestão Cultural com Tese em Formação de Públicos para o Cinema. É coautora e Coordenadora do Programa JCE - Juventude/Cinema/Escola da Direção Regional de Educação do Algarve desde 1997/98. Foi autora e Coordenadora do Plano Nacional de Cinema de 2012 a 2014. Foi Técnica Superior na Direção de Serviços dos Estabelecimentos Escolares do Algarve, onde foi responsável pelo Programa JCE e pelo apoio à Rede de Bibliotecas Escolares do Algarve entre 1997 e 2019. É coautora do Programa da Disciplina de Opção de Cinema do 3º ciclo do Ensino Básico. Foi Professora do ensino Secundário e do ensino Básico entre 1975 e 1997 e professora supervisora na Formação de Professores da Escola Superior de Educação do Algarve de 1993 a 1996. Foi Professora convidada pela Universidade do Algarve para lecionar disciplinas de Cinema entre 1994 e 2001. É Formadora acreditada pelo Conselho de Formação Contínua de Professores, tendo realizado dezenas de ações de Formação em Literacia Fílmica, desde 1999, quer no Algarve, quer noutras regiões do País. É Cineclubista desde 1980. Foi vice-presidente do Cineclube de Faro de 1996 a 2008. È vice-presidente da Assembleia Geral do Cineclube de Faro. Foi membro da Comissão de Formação do CCF entre 2015 e 2020. Coordenou várias publicações na área do cinema. Tem feito Comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais e integrado Júris. Desde dezembro de 2019 que presta funções na Direção Regional de Cultura do Algarve na área dos serviços educativos, onde está a implementar o Programa Regional HArPA – Histórias, Arte no Património do Algarve.