25
a 29

outubro

21h30

Ciclo

Olhar
a Leste

Cinema Verde Viana

Olhar a Leste

Com o fim da União Soviética e do domínio que exercia sobre os países que estavam sobre a sua influência, o Leste Europeu mergulhou num profundo processo de mudanças políticas, económicas e culturais. O ciclo OLHAR A LESTE reúne um conjunto de documentários recentes da Rússia, Bielorrússia, Alemanha, Polónia e Roménia, e pretende contribuir para uma reflexão sobre essas mudanças operadas no mundo pós-soviético.

25

outubro

COLECTIV - UM CASO DE CORRUPÇÃO

de Alexander Nanau (LUX/ ALE/ ROM, 2019, 109’, M/14)

olhar a leste colective

Sinopse

No dia 30 de Outubro de 2015, em Bucareste (Roménia), durante um concerto de uma banda de rock, um incêndio de grandes proporções causou a morte a dezenas de pessoas, deixando quase duas centenas feridas, muitas delas em estado grave. Este filme, escrito, produzido e realizado pelo cineasta Alexander Nanau, revela a investigação de um grupo de jornalistas que deu a conhecer uma série de falecimentos, dias depois, de pessoas hospitalizadas com ferimentos não considerados fatais. O que eles provaram foi que essas mortes resultaram de um enorme esquema de fraude no sistema nacional de saúde romeno e de várias instituições do Estado. Estreado no Festival de Cinema de Veneza, “Colectiv - Um Caso de Corrupção”, foi nomeado para o Óscar de melhor documentário e recebeu o LUX Prémio do Público de cinema 2021, uma distinção atribuída pelo Parlamento Europeu em parceria com a European Film Academy, a Comissão Europeia e a rede Europa Cinemas.

Ficha técnica

Imagem Alexander Nanau Som Maria Cirstea Montagem Dana Bunescu , George Cragg, Alexander Nanau Produção Karoline Maes

Alexander Nanau

Nasceu em Bucareste, Romênia, em 1979. Estudou Direção de Cinema na DFFB, Berlim. Em 2007 foi bolseiro da Academia de Artes de Berlim. Tem produzido e realizado documentários presentes em diversos festivais internacionais de cinema.

26

outubro

IMPREZA

de Alexandra Wesolowski (ALE, 2017, 75' , M/12)

olhar a leste impreza

Sinopse

Toda a família se prepara para as bodas de ouro de Danuta e Maciej. Por honra à ocasião, Alexandra, a sobrinha alemã, visita Varsóvia. Imediatamente a política absorve as conversas e logo fica claro que todos os familiares polacos apoiam as medidas tomadas pelo governo conservador de direita. De repente, Alexandra é deixada sozinha com as suas opiniões liberais e considerada uma vítima da propaganda ocidental.

Ficha técnica

Imagem Denis D. Lüthi Som Emilia Sniegoska Montagem Martha Ewa Wojakowska, Alexandra Wesolowski Produção Julian Anselmino (dreifilm)

Alexandra Wesolowski

Nasceu na Polónia em 1985 e cresceu na Alemanha. Estudou ciências políticas na riedrich-Alexander-Universität em Erlangen. Estudante de realização na Universidade de Televisão e Cinema de Munique desde 2008. Juntamente com os estudos, tornou-se membro da Fundação Leo-Kirch para Arte dos Media e trabalhou como professora e criadora de conceitos.

27

outubro

TERRA

de Julia Kushnarenko (Rússia, 2018, 30', M/12)

olhar a leste terra

Sinopse

Em 2012 teve início a produção do campo de gás de Bovanenkovo, na península de Yamal, uma zona remota da Sibéria. A zona industrial colidia com a rota histórica de migração dos pastores de renas indígenas.

Ficha técnica

Imagem Julia Kushnarenko Som Julia Kushnarenko Montagem Julia Kushnarenko Produção Julia Kushnarenko, Maxim Arbugaev

Julia Kushnarenko

Nasceu em Moscovo e estudou realização no Instituto Gerasimov de Cinematografia. Completou os seus estudos na Escola Scream de Moscovo em composição de efeitos visuais. Trabalha como realizadora de documentários, diretora de fotografia e editora, e assume o seu fascínio por personagens contraditórias. Em 2017 conjuntamente com Veronika Sher fundou o International Dance Short Film Festival BODYSCOPE.

27

outubro

THE GOLDEN BUTTONS

de Alex Evstigneev (Rússia, 2020, 19', M/12)

golden buttons

Sinopse

“Toda a gente pode realizar um ato heroico na sua vida”, diz o instrutor. É assim o destino preparado para os adolescentes voluntários da escola presidencial de cadetes que os treina para servir na Guarda Nacional criada por Putin em 2016. Alex Evstigneev captura estes futuros heróis e revela a sua extrema fragilidade à beira da doutrinação com som e imagens.

Ficha técnica

Imagem Julia Kushnarenko Som Julia Kushnarenko Montagem Julia Kushnarenko Produção Julia Kushnarenko, Maxim Arbugaev

Alex Evstigneev

Nasceu e cresceu em Shatura, na Rússia. Estudante de Cinema Documentário no Instituto Gerasimov de Cinematografia (também conhecido como VGIK), curso de Viktor Lisakovich e Alexey Geleyn. O seu filme de curso The Track estreou no Dok Leipzig em 2019, o círculo de festivais do próximo documentário The Golden Buttons foi lançado no Visions du Reel em 2020. Recentemente, Alex tem trabalhado no documentário de animação Mom’s Hair..

27

outubro

DER PATRIOT

de Katja Fedulova (ALE, 2018, 30', M/12)

der patriot

Sinopse

Aos 21 anos, Vasily Vlasov tornou-se o mais jovem parlamentar da Duma Russa. Dada a sua autoconfiança abundante, pensaram que poderia ser uma nova voz no sistema. Mas os ideais de Vasily estão enraizados num partido profundamente conservador, o LDPR, que é apontado como um partido de ideologia fascista.

Ficha técnica

Imagem Sergei Amirdzhanov Som Elena Pertosyan Montagem Calle Overweg Produção Katja Fedulova

Katja Fedulova

Nasceu em Leningrado, URSS, em 1975. Em 1993, iniciou os seus estudos na Academia Muthesius de Belas Artes e Design em Kiel, Alemanha e em 2001 na Academia Alemã de Cinema e Televisão de Berlim. O seu primeiro documentário "Ladies of Fortune", foi distribuído comercialmente em 2012 em toda a Alemanha.

28

outubro

STRIP AND WAR

de Andrei Kutsila (POL / Bielorrúsia, 2019, 68', M/12)

strip and war

Sinopse

O filme conta a história de uma pequena família, composta pelo avô reformado do exército e o seu neto stripper. Não é apenas a história de um relacionamento, mas um reflexo de toda a Bielorússia e do mundo pós-Soviético pró-Rússia. Além disso, é uma reflexão universalmente reconhecida do enorme fosso entre gerações.

Ficha técnica

Imagem Andrei Kutsila Som Mihail Knu Montagem Andrei Kutsila Produção Belsat

Andrei Kutsila

Nasceu em 1983 em Baranovichi, na BieloRússia. Em 2007, formou-se em jornalismo pela Bielo-Rússia State University. Em 2009, concluiu a Academia Estatal de Artes da Bielorrússia. Atualmente trabalha como freelancer para estúdios e TV. Realizou mais de 10 curtas e médias metragens. Andrei foi participante em muitos projetos educacionais internacionais (IDF Academy, Berlinale Talents, etc). Em 2018, Andrei recebeu o Prémio IDFA de Melhor Documentário de média-metragem pelo filme “Summa”. "Strip and War" é o seu primeiro documentário de longa-metragem.

29

outubro

ACASA

de Radu Ciorniciuc (ROM, 2020, 85', M/12)

acasa

Sinopse

No Delta de Bucareste, a família Enache viveu em perfeita harmonia com a natureza durante duas décadas, dormindo numa cabana na margem do lago, pescando e seguindo o ritmo das estações. Quando esta área é transformada num parque nacional público, eles são obrigados a deixar esta vida pouco convencional e mudarem-se para a cidade. Enquanto a família luta para se conformar à civilização moderna, cada um deles começa a questionar o seu lugar no mundo e qual poderá ser o seu futuro. Com um olhar empático e cinematográfico, o cineasta Radu Ciorniciuc oferece-nos, neste seu primeiro filme, a história envolvente de uma família empobrecida a viver à margem da sociedade na Roménia, lutando por aceitação e a sua própria versão de liberdade.

Ficha técnica

Imagem Radu Ciorniciuc, Mircea Topoleanu Som Alex Campan Montagem Andrei Gorgan Produção Monica Lăzurean-Gorgan

Radu Ciorniciuc

Em 2012, Radu cofundou a primeira organização de media independente na Roménia - Casa Jurnalistului, uma comunidade de repórteres. Desde então tem trabalhado como escritor e repórter. As suas pesquisas estão focadas em direitos humanos, direitos dos animais e questões ambientais em todo o mundo. O seu trabalho investigativo e jornalístico foi publicado na maioria das principais organizações de media internacionais - Channel 4 News, The Guardian, Al Jazeera, etc. - e recebeu prémios nacionais e internacionais. O seu trabalho jornalístico foi reconhecido pela Royal Television Society UK (2014), Amnesty International UK (2014), Harold Wincott Awards for Business, Economic and Financial Journalism (2016) e por outras instituições internacionais e nacionais de prestígio.