Ação 04!

Festival de Vídeo Escolar

Júri

Elsa Cerqueira

Licenciada em Filosofia. Mestre em Filosofia da Educação e Pós-graduada em Filosofia Moderna e Contemporânea. Oradora em vários Congressos sobre Filosofia, Literatura e Cinema e Festivais de Cinema. É professora de Filosofia, coordenadora do Plano Nacional de Cinema da Escola Secundária de Amarante e vice-Presidente do Cineclube de Amarante. Integrou o júri Cineclubes, Prémio “PrimeirOlhar”, (2016), Fafe Film Fest (2014-2017), e o júri de pré-seleção do Cinanima (2017). Colabora com o FLIP, Mostra de Cinema de Animação de Amarante promovido pela associação Gatilho. Membro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) e da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP). Realizou, em agosto de 2017, uma formação em França designada “A Cannes, faites votre cinéma dans la classe”, no âmbito do programa Erasmus +.

elsa cerqueira

Graça Lobo

É Mestre em Gestão Cultural com Tese em Formação de Públicos para o Cinema. Foi Coordenadora do Grupo de Projeto do Plano Nacional de Cinema, nos anos de 2012/13 e 2013/14. É coautora e Coordenadora do Programa Juventude/Cinema/Escola da Direção Regional de Educação do Algarve desde 1997/98. É coautora do Programa da Disciplina de Opção de Cinema do 3º ciclo do Ensino Básico. Foi Professora do ensino Secundário e do ensino Básico entre 1975 e 1997 e professora supervisora na Formação de Professores da Escola Superior de Educação do Algarve de 1993 a 1996. Foi Professora convidada pela Universidade do Algarve para lecionar disciplinas de Cinema entre 1994 e 2001.É Formadora acreditada pelo Conselho de Formação Contínua de Professores, tendo realizado dezenas de ações de Formação em Literacia Fílmica, desde 1999. Foi vice-presidente do Cineclube de Faro de 1996 a 2008. Coordenou várias publicações na área do cinema. Tem feito Comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais.

graça lobo

Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha

É professora da Universidade Federal de Goiás, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica, realizado pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Seus estudos e produção audiovisual são realizados na temática da infância no cinema e em psicanálise. É doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente trabalha na finalização de documentários e animações realizados pelo Grupo de Pesquisas Imagéticas dos Programas de Pós Graduação de Arte, Cultura Visual e Antropologia Visual da Universidade Federal de Goiás e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa: Educação, Infância, Arte e Psicanálise.

maria alice rocha

Rui Esperança

Nasceu em Viana do Castelo em 1991. Licenciado em Realização pela Escola Superior de Teatro e Cinema, foi assistente de realização de Joaquim Sapinho entre 2013 e 2015 e é autor de um corpo de trabalho do qual faz parte Visita (Doclisboa 15’), Tudo Vai Sem Se Dizer (IndieLisboa 14’, Curtas Vila do Conde ’14; Panorama 15’), Tanto Para Andar Até Dormir (Fantasporto 14’), Cartas de Uma Escrita Comum (Queerlisboa 13’), entre outros.

rui esperança