17h00

novembro 09

TPC#03

ProjetoYEAD - Young European Audience Development

Plataforma on-line Lugar do Real

Disponível a partir das 17h00 de 09 de novembro

Seis associações da Bélgica, França, Itália, Alemanha, Holanda e Portugal, todas activas nos ramos culturais e sociais, decidiram unir as suas experiências, as suas redes, capacidades e recursos para dar oportunidades ao público jovem na Europa. O projecto assenta num plano de actividades a quatro anos, com workshops e programas de intercâmbio cultural. Cada ano há um tema específico que representa uma faceta do tema global do projecto. A AO NORTE, representante portuguesa no projecto, mostra assim quais os resultados locais deste que foi o último ano do projecto. O tema foi a exclusão social, e os quatro filmes foram desenvolvidos em parceria com entidades locais que trabalham nesse ramo.

sr. domingos

Sr. Domingos um projecto de Ana Sofia Jesus e Milene Silva

O Sr. Domingos passou por uma temporada de dificuldades que o levaram a uma dependência de álcool. Com a ajuda do GAF - gabinete de apoio à família, conseguiu re-erguer a sua vida e a sua autonomia. Este filme é um retrato do Sr. Domingos e um relato do seu percurso.

Câmara: Rui Esperança | Captação de som: Ana Sofia Jesus | Montagem e pós-produção: Rui Esperança

ACAPO um projecto de Maria Santiago e Fernando Bastos

A Acapo - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal - é uma organização a nível nacional que trabalha com pessoas com deficiência visual, ajudando a nível psicológico, motor e social os seus vários membros. Neste documentário, focamo-nos no núcleo de Viana do Castelo, com um retrato íntimo e humano dos vários membros do mesmo. Acompanhamos as várias pessoas, sendo o foco o sentido cívico de ajuda em vez de uma só personagem.

câmara: Maria Santiago | correção de cor: Maria Santiago | captação de som: Maria Eduarda Rodrigues | montagem: Duarte Nery | pós-produção de som: Mariana Dionísio | produção: Rui Esperança

acapo
home

Home / Casa Um projecto de Diogo Pereira, Anna Scacchetti, Shundell Leming, Rámon Kubatzki e Lea Sophie Rauch

Um conjunto de testemunhos de pessoas que, sensibilizadas e afetadas pela migração, partem em busca de paz e uma vida melhor, apenas para esbarrar, desamparadas, nas fronteiras. Em comunidade, partilham as suas dificuldades e aprendizagens, no esforço de quem reconstrói o seu lar sobre as cinzas do seu passado, em terra alheia.

O Acampamento um projecto de Milene Silva, Ana Sofia Jesus, Salvador Rodrigues e Joana Pombal

Atrás de umas árvores e uma bomba de gasolina, está convenientemente isolado um acampamento onde residem pessoas da comunidade cigana em Viana do Castelo. Através da recolha de testemunhos e imagens tiradas no local, questiona-se a integração da comunidade com o exterior e dá-se visibilidade a uma realidade escondida.

câmara: Rui Esperança | assistente de imagem: Ana Sofia Jesus | captação de som: Salvador Rodrigues | assistente de som: Joana Pombal | montagem e pós-produção: Rui Esperança

o acampamento