Laboratorio

LAB_Projetos Audiovisuais em Escolas

Moderação: Linda Saraiva

Comunicações


CHURINGA – Narrativas textuais e audiovisuais na escola

Deise Mesquita (CEPAE / UFG) • Maria Alice Rocha (CEPAE / UFG) • Daniel Martins Pinheiro Maciel (IPCA)


AO NORTE – Escolas em Grande Plano

Felipe M. Guerra (AO NORTE)


Na escola com sessão Corujinha:
Animação e elaboração

Andrea Alves da Silva Souza (CEPAE/UFG) • Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha (CEPAE/UFG) • Sonia Maria Rodrigues (FE/UFG) •Maria Auxiliadora Fernandes Justiniano (FE/UFG) • Ronnan Raimere Cavalcante Mota (FE/UFG - CEPAE/UFG)


Cinema e educação em foco:
A experiência do Cinevida

Rita Márcia Magalhães Furtado (UFG) • Luciana Alves Rodrigues (FE/UFG) • Pollyanna Rosa Ribeiro (PUC-G)


Cinema como Recurso-Pedagógico na Formação Docente: Reflexões a partir do ‘Especial Regresso às Aulas’, RTP2

Adalgisa Castro Maia Pontes (ESE-IPVC | inED | CIEC) • Carlos Almeida (ESE-IPVC | inED | CIEC)


Cineclube Vozes na tela:
Empoderando jovens através do audiovisual

Thaisy de Carvalho Rocha Gomes (Centro De Ensino Em Período Integral Deputado José De Assis)


Da Tela ao Texto : O Uso de Produções Audiovisuais como Ferramentas para Estimular a Prática da Escrita na Educação Básica

Danielle Gomes Geraes Lima (CEPAE/UFG)


Vozes da Ecovila:
Cinema, histórias que transformam

Carlos Pontes (UFRPE) • Maria Thereza Didier de Moraes (UFPE) • Maria José Cavalcanti Freitas (HR) • José Ribeiro (AO NORTE)

Moderação


Linda Saraiva

Linda Saraiva

(inED | ESE-IPVC)

Linda Saraiva é doutorada em Motricidade Humana - Comportamento Motor (Universidade de Lisboa). Atualmente é Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), Presidente do Conselho Científico, e coordena o curso de Ensino Básico da ESE-IPVC. Membro integrado do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED). A sua investigação em Educação e Formação de Professores centrou-se principalmente no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física (EF) nas primeiras idades, nas determinantes biossociais da competência motora da criança, no desenvolvimento profissional de educadores de infância no domínio da EF e em abordagens pedagógicas inovadoras (ex., Aprendizagem-Serviço; O Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social em Educação Física (TPSR); Escolas Ativas).