OlharesFrontais

Os OLHARES FRONTAIS, secção dos ENCONTROS, são um espaço privilegiado de partilha e conhecimento entre alunos e professores das escolas de cinema, audiovisual e multimédia, mediadores, cineclubistas, investigadores, artistas e profissionais do meio cinematográfico.

Tema 2025

Tempos cruzados, Inteligência Artificial em reflexão

arrow

Programa

9.maio

sexta
21:00

Olhares Frontais

Abertura Oficial e Boas-vindas

Carlos Eduardo Viana e Pedro Sena Nunes

Teatro Municipal Sá de Miranda
21:15

Filme convidado

Presença do realizador, conversa no final

cartas telepáticas

Cartas Telepáticas

de Edgar Pêra, Doc, PT 2024, 71'

E se Fernando Pessoa e H. P. Lovecraft tivessem conversado? CARTAS TELEPÁTICAS tenta responder a esta questão. Ao longo de dois anos de trabalho obsessivo, Edgar Pêra colocou a inteligência artificial ao serviço da sua inspiração, (re)inventando um diálogo entre os dois autores a partir dos seus textos, cartas e ensaios, poemas e ficções.

Filme realizado exclusivamente com recurso à IA

Produção: Bando à Parte
Teatro Municipal Sá de Miranda
23:00

Prémio PrimeirOlhar > Sessão 1

Filmes em competição

Presença de realizadores e Júri Oficial, Júri Cineclubes e Júri Graça Lobo

Teatro Municipal Sá de Miranda
00:00

Ponto de encontro

Todos os convidados e participantes dos Olhares Frontais (a confirmar)

Café do Teatro Municipal Sá de Miranda
10.maio

sábado
10:30

Prémio PrimeirOlhar > Sessão 2

Filmes em competição

Presença de realizadores e júris

Teatro Municipal Sá de Miranda
11:45

Escola Internacional de Cinema - Noruega

Den Norske Filmskolen (DNF)

Apresentação de filmes seguida de conversa com aluno representante da escola norueguesa

Teatro Municipal Sá de Miranda
13:00

Almoço

14:30

As melhores
Curtas-metragens Europeias 2024 > Sessão 1

Programa EFA – European Film Academy

  • 2720

    de Basil da Cunha, PT, ficção, 25'
  • Wander to wonder

    de Nina Gantz, Países Baixos, Bélgica, França e Reino Unido, animação, 14’
Teatro Municipal Sá de Miranda
15:15

Cinema de Animação

"O Crepitar da Terracota"
Um novo olhar sobre fazer cinema de animação

Inês Coelho – autora

Intelectual Editora. Livro publicado de modo tradicional.

Teatro Municipal Sá de Miranda
16:15

Direitos de Autor na era da IA

Propriedade Intelectual e Obras Audiovisuais Geradas com Recurso a IA

Inês Coelho - advogada

Teatro Municipal Sá de Miranda
17:00

Conversa Aberta

Convidado Especial

O que queremos ver quando olhamos

Valter Vinagre

Filme de 20’

Teatro Municipal Sá de Miranda
18:15

Intervalo e troca de impressões

18:30

Prémio PrimeirOlhar > Sessão 3

Filmes em competição

Presença dos realizadores

Teatro Municipal Sá de Miranda
19:30

Jantar

21:00

Cinema Português• Espaço Tributo 1

o manuscrito perdido

O manuscrito perdido

de José Barahona, DOC 2010, 81'

Nem todas as histórias tem de ser reais para se tornarem verdadeiras.
Através da busca pelo manuscrito perdido de Fradique Mendes, um poeta e aventureiro português do século XIX, o filme nos faz refletir sobre a colonização portuguesa, as origens da sociedade brasileira e algumas questões sociais contemporâneas como a luta pela terra.

Exemplo do hibridismo entre documentário e ficção.

Produção: David & Golias (Portugal) / Refinaria Filmes (Brasil)

Presença da produtora, conversa no final (a confirmar)

Teatro Municipal Sá de Miranda
22:45

As melhores
Curtas-metragens Europeias 2024 > Sessão 2

Programa EFA – European Film Academy

  • Clamor

    de Salomé de Souza, França, ficção, 25’
  • The exploding girl

    de Caroline Poggi, Jonathan Vinel, França, animação, 19’
  • The man who could not remain silent

    de Nebojša Slijepcevic, Croácia, ficção, 14’ (Vencedor 2024)
Teatro Municipal Sá de Miranda
00:15

Ponto de encontro

Todos os convidados e participantes dos Olhares Frontais
Café do Teatro Municipal Sá de Miranda
11.maio

domingo
10:30

Prémio PrimeirOlhar > Sessão 4

Filmes em competição

Presença de realizadores

Teatro Municipal Sá de Miranda
11:30

Conversa Final

Metodologias e processos de trabalho

Os realizadores do PrimeirOlhar presentes juntam-se para a conversa final
Moderadores: Convidados e jurados presentes (professores e investigadores)

Teatro Municipal Sá de Miranda
12:30

Entrega dos Prémios PrimeirOlhar • Oficial, Cineclubes e Graça Lobo

Presença de realizadores e jurados presentes

Teatro Municipal Sá de Miranda
12:45

Balanço dos Olhares Frontais

Carlos Eduardo Viana e Pedro Sena Nunes
Direção dos Encontros Cinema e Olhares Frontais

Teatro Municipal Sá de Miranda
13:00

Almoço

15:00

Escola Internacional de Cinema - Noruega

Den Norske Filmskolen (DNF)

Seleção de filmes

Teatro Municipal Sá de Miranda
17:00

Encerramento

Coordenador dos Olhares Frontais


Pedro Sena Nunes

Realizador, programador cultural e professor na área da criação artística, cinema documental e cinema experimental. Realizou diversos filmes com apoio do ICA/RTP - documentários, ficções e spots publicitários. Desenvolveu projetos fotográficos de autor. Co-diretor artístico da Vo'Arte, co-fundador da Companhia Teatro Meridional, é consultor e coordenador de diversos projetos culturais nacionais e internacionais. Integrou as equipas dos projectos europeus Fragile, Unlimited e European Video Dance Heritage (EVDH). Co-dirige os Festivais Internacionais InShadow, InArt e InMotion nas áreas do cinema, fotografia, dança e performance, e é programador dos Olhares Frontais, projeto que integra os Encontros de Cinema de Viana, há 20 anos, onde coordena também o projecto Histórias da Praça. Colaborou no desenho do Festival Filmes do Homem, atual MDOC, onde é responsável pela Residência Plano Frontal. O seu projeto artístico centra-se cada vez mais numa prática com dimensão social através do cruzamento de todos com todos, intérpretes com multi-defiência e artistas profissionais. Há 27 anos que se dedica intensamente à área pedagógica, dirigindo laboratórios dedicados à experimentação e inovação, tanto documental, como ficcional. Leciona nas áreas de realização cinematográfica, narrativas transdisciplinares e relação da performance com as tecnologias na ESTAL, IPA, SOU e EscreverEscrever. No Mestrado de Cinema Documental da ESMAD (Porto) leciona há 12 anos e é coordenador pedagógico na ETIC há 18 anos, escola onde foi diretor criativo, e colaborou na implementação dos novos cursos HND certificados pela maior entidade educativa: Pearson. Orquestrador e encenador de diversos projetos teatrais, coreográficos e performativos, foi inúmeras vezes premiado pelos seus trabalhos cinematográficos, fotográficos e transdisciplinares em Portugal e no estrangeiro. Co-criou o projeto Geração Soma, apoiado pelo Programa PARTIS - Integração social através das práticas artísticas, da Fundação Calouste Gulbenkian. Atualmente é doutorando na Universidade de Lisboa (UL) em artes performativas e imagem em movimento, é também investigador do CLEPUL-GECAPA nas áreas experimentais de cruzamento entre corpo e imagem. Terminou o seu último filme "Quatro Estações e Outono" e prepara “Um mar de céu”.

Pedro Sena Nunes