Os OLHARES FRONTAIS, secção dos ENCONTROS, são um espaço privilegiado de partilha e conhecimento entre alunos e professores das escolas de cinema, audiovisual e multimédia, mediadores, cineclubistas, investigadores, artistas e profissionais do meio cinematográfico.
Tema 2025
Tempos cruzados, Inteligência Artificial em reflexão
21:00 |
Olhares FrontaisAbertura Oficial e Boas-vindasCarlos Eduardo Viana e Pedro Sena Nunes |
Teatro Municipal Sá de Miranda |
21:15 |
Filme convidadoPresença do realizador, conversa no final ![]() Cartas Telepáticasde Edgar Pêra, Doc, PT 2024, 71'E se Fernando Pessoa e H. P. Lovecraft tivessem conversado? CARTAS TELEPÁTICAS tenta responder a esta questão. Ao longo de dois anos de trabalho obsessivo, Edgar Pêra colocou a inteligência artificial ao serviço da sua inspiração, (re)inventando um diálogo entre os dois autores a partir dos seus textos, cartas e ensaios, poemas e ficções. Filme realizado exclusivamente com recurso à IA Produção: Bando à Parte |
Teatro Municipal Sá de Miranda |
23:00 |
Prémio PrimeirOlhar > Sessão 1Filmes em competiçãoPresença de realizadores e Júri Oficial, Júri Cineclubes e Júri Graça Lobo |
Teatro Municipal Sá de Miranda |
00:00 |
Ponto de encontroTodos os convidados e participantes dos Olhares Frontais (a confirmar) |
Café do Teatro Municipal Sá de Miranda |
10:30 |
Prémio PrimeirOlhar > Sessão 2Filmes em competiçãoPresença de realizadores e júris |
Teatro Municipal Sá de Miranda |
11:45 |
Escola Internacional de Cinema - NoruegaDen Norske Filmskolen (DNF)Apresentação de filmes seguida de conversa com aluno representante da escola norueguesa |
Teatro Municipal Sá de Miranda |
13:00 |
Almoço |
|
14:30 |
As melhores
|
Teatro Municipal Sá de Miranda |
15:15 |
Cinema de Animação"O Crepitar da Terracota"
|
Teatro Municipal Sá de Miranda |
16:15 |
Direitos de Autor na era da IAPropriedade Intelectual e Obras Audiovisuais Geradas com Recurso a IAInês Coelho - advogada |
Teatro Municipal Sá de Miranda |
17:00 |
Conversa AbertaConvidado Especial O que queremos ver quando olhamosValter VinagreFilme de 20’ |
Teatro Municipal Sá de Miranda |
18:15 |
Intervalo e troca de impressões |
|
18:30 |
Prémio PrimeirOlhar > Sessão 3Filmes em competiçãoPresença dos realizadores |
Teatro Municipal Sá de Miranda |
19:30 |
Jantar |
|
21:00 |
Cinema Português• Espaço Tributo 1![]() O manuscrito perdidode José Barahona, DOC 2010, 81'Nem todas as histórias tem de ser reais para se tornarem verdadeiras. Exemplo do hibridismo entre documentário e ficção. Produção: David & Golias (Portugal) / Refinaria Filmes (Brasil)Presença da produtora, conversa no final (a confirmar) |
Teatro Municipal Sá de Miranda |
22:45 |
As melhores
|
Teatro Municipal Sá de Miranda |
00:15 |
Ponto de encontroTodos os convidados e participantes dos Olhares Frontais |
Café do Teatro Municipal Sá de Miranda |
10:30 |
Prémio PrimeirOlhar > Sessão 4Filmes em competiçãoPresença de realizadores |
Teatro Municipal Sá de Miranda |
11:30 |
Conversa FinalMetodologias e processos de trabalhoOs realizadores do PrimeirOlhar presentes juntam-se para a conversa final
|
Teatro Municipal Sá de Miranda |
12:30 |
Entrega dos Prémios PrimeirOlhar • Oficial, Cineclubes e Graça LoboPresença de realizadores e jurados presentes |
Teatro Municipal Sá de Miranda |
12:45 |
Balanço dos Olhares FrontaisCarlos Eduardo Viana e Pedro Sena Nunes |
Teatro Municipal Sá de Miranda |
13:00 |
Almoço |
|
15:00 |
Escola Internacional de Cinema - NoruegaDen Norske Filmskolen (DNF)Seleção de filmes |
Teatro Municipal Sá de Miranda |
17:00 |
Encerramento |
Realizador, programador cultural e professor na área da criação artística, cinema documental e cinema experimental. Realizou diversos filmes com apoio do ICA/RTP - documentários, ficções e spots publicitários. Desenvolveu projetos fotográficos de autor. Co-diretor artístico da Vo'Arte, co-fundador da Companhia Teatro Meridional, é consultor e coordenador de diversos projetos culturais nacionais e internacionais. Integrou as equipas dos projectos europeus Fragile, Unlimited e European Video Dance Heritage (EVDH). Co-dirige os Festivais Internacionais InShadow, InArt e InMotion nas áreas do cinema, fotografia, dança e performance, e é programador dos Olhares Frontais, projeto que integra os Encontros de Cinema de Viana, há 20 anos, onde coordena também o projecto Histórias da Praça. Colaborou no desenho do Festival Filmes do Homem, atual MDOC, onde é responsável pela Residência Plano Frontal. O seu projeto artístico centra-se cada vez mais numa prática com dimensão social através do cruzamento de todos com todos, intérpretes com multi-defiência e artistas profissionais. Há 27 anos que se dedica intensamente à área pedagógica, dirigindo laboratórios dedicados à experimentação e inovação, tanto documental, como ficcional. Leciona nas áreas de realização cinematográfica, narrativas transdisciplinares e relação da performance com as tecnologias na ESTAL, IPA, SOU e EscreverEscrever. No Mestrado de Cinema Documental da ESMAD (Porto) leciona há 12 anos e é coordenador pedagógico na ETIC há 18 anos, escola onde foi diretor criativo, e colaborou na implementação dos novos cursos HND certificados pela maior entidade educativa: Pearson. Orquestrador e encenador de diversos projetos teatrais, coreográficos e performativos, foi inúmeras vezes premiado pelos seus trabalhos cinematográficos, fotográficos e transdisciplinares em Portugal e no estrangeiro. Co-criou o projeto Geração Soma, apoiado pelo Programa PARTIS - Integração social através das práticas artísticas, da Fundação Calouste Gulbenkian. Atualmente é doutorando na Universidade de Lisboa (UL) em artes performativas e imagem em movimento, é também investigador do CLEPUL-GECAPA nas áreas experimentais de cruzamento entre corpo e imagem. Terminou o seu último filme "Quatro Estações e Outono" e prepara “Um mar de céu”.