Ação 07!

Festival de Vídeo Escolar

Júri

Diana Lima

Nasceu em Setúbal, a 18 de Fevereiro de 1988. Licenciada em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Presidente da 50Cuts Associação Cinematográfica, associação sem fins lucrativos criada em Julho de 2015 e sediada em Setúbal, desde Fevereiro de 2017. Em 2016 foi distinguida na Festa Jovens Revelação na categoria de Cinema. O prémio foi atribuído pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Setúbal. Neste mesmo ano, produziu a micro curta “A Fêmea” que venceu o 1o lugar no Concurso Yorn MicroCurtas, promovido pelo Motelx. Co-escreveu e produziu a curta-metragem Red Queen (2018)e produziu a curta-metragem Calipso(2018). Em Fevereiro de 2020, na equipa da Mau Mau Mia Produções, foi produtora executiva na curta-metragem “Descartáveis” e na curta-metragem “Porque Odeias o Teu Irmão?”.

diana lima

José Manuel Cordeiro do Couto

Nascido José Manuel Cordeiro do Couto, há 52 anos, na ilha maior do arquipélago dos Açores, é professor do 3.o Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, há 26 anos, lecionando disciplinas como História, História A, História B e História da Cultura e das Artes, bem como de Cidadania e Mundo Atual e Cidadania e Desenvolvimento. Professor do Programa Juventude, Cinema, Escola (JCE) há mais de uma década, tendo realizado as diversas formações em cinema organizadas pela coordenação do programa, desde a seminal "História e Estética do Cinema" às mais recentes "Por dentro do filme", e colabora na organização e desenvolvimento das várias atividades. Foi formador do Plano Nacional e Cinema (PNC) entre 2021 e 2013, é, desde há alguns anos, membro da Direção do Cineclube de Tavira e é, desde que se conhece, um cinéfilo.

josé manuel cordeiro do couto

Manuel Bernardo Cabral

Professor, argumentista, realizador e produtor, é licenciado em História e Ciências Sociais pela Universidade dos Açores, diplomado em Estudos Cinematográficos pela Ryerson University em Toronto, mestrado em Escrita para Cinema e Televisão pela Universidade Autónoma de Barcelona e Doutorado em Arte dos Media pela Universidade Lusófona do Porto. A sua carreira profissional reparte-se essencialmente entre a educação e o cinema e audiovisual. Atualmente é Coordenador da Estratégia do Audiovisual da Direção Regional da Cultura dos Açores, tendo sido membro do Conselho Regional de Cultura dos Açores. Na educação foi professor e coordenador de cursos de Produção Audiovisual e Multimédia no ensino profissional, formador de videografia em Centros de Formação para Professores na Região Açores, e professor de História no ensino secundário. A sua atividade inclui também várias colaborações na imprensa açoriana como colunista, crítico e articulista cinematográfico, assim como a publicação de artigos científicos e participação em conferências na temática do cinema. Foi membro de júris do Festival Internacional de Cinema de Avanca, do Prémio Ayres d’Aguiar, e dos concursos escolares de audiovisual Dia da Europa, Cidadania Europeia e Açores, Mar de Culturas. Foi ainda vice-presidente do Clube de Cinema da Ribeira Grande e diretor do Festival de Cinema Curta Açores, de que foi co-fundador e aos quais mantém ligações. Enquanto realizador destacam-se na sua filmografia À Beira da Europa (Doc. – Nomeação Prémios Sophia 2015), 50 Pesos Argentinos (Ficção – 8 prémios e 25 seleções oficiais, nacionais e internacionais), Hotel da Noiva (Ficção), Helena num Acto (Ficção), O Fruto Rei (Doc.), Planillo (Doc.), Açorianos de Cultura (Série Doc.), Passaporte de Emigrante (Ficção), O Visitante da Noite (Ficção).

manuel bernardo cabral